A dieta saudável é um assunto que cada vez mais desperta o interesse das pessoas, afinal, a alimentação é um importante pilar para a saúde e bem-estar de todos.
São vários os estudos que comprovam que a alimentação tem relação direta na prevenção de doenças e logicamente no bem-estar físico e mental do ser humano.
Afinal, os alimentos que consumimos são fontes de energia e de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Há algum tempo, pesquisadores da Harvard realizaram um estudo e, a partir disso, elaboraram um plano para que todos possam ter uma dieta balanceada e saudável.
Confira como elaborar o seu cardápio do dia a dia com base nas recomendações dos pesquisadores norte-americanos.
5 passos para uma dieta saudável conforme Harvard
Embora alguns detalhes possam variar de pessoa para pessoa, porque cada uma tem a sua necessidade nutricional, para os pesquisadores uma dieta saudável se baseia em cinco princípios comuns, que são:
Priorize o consumo de vegetais
Um dos segredos de uma dieta saudável é ingerir diariamente uma quantidade abundante de vegetais, entre eles:
- legumes,
- verduras,
- grãos integrais,
- nozes
- sementes,
- frutas,
- demais folhas.
O conjunto desses alimentos garante uma alimentação variada, com alta quantidade de vitaminas e minerais, fibras e compostos essenciais para o organismo é altamente benéfico na prevenção de doenças e manutenção da saúde.
Uma observação: busque ingerir uma quantidade equilibrada de batatas, elas são ricas em amido e podem aumentar a glicose.
Ingira proteínas suficientes
Segundo os pesquisadores, em uma dieta saudável não pode faltar a ingestão de proteínas, na quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias.
Afinal, entre suas inúmeras funções, elas ajudam a:
- repor a energia,
- fortalecer músculos,
- fortalecer o sistema imunológico,
- transportar oxigênio e nutrientes,
- equilibrar os hormônios,
- manter a saúde da pele e cabelos.
Entre as principais fontes de proteínas, que não podem faltar no seu prato, estão:
- feijão,
- lentilha,
- alimentos à base de soja,
- oleaginosas,
- sementes,
- frutos-do-mar.
Dica: segundo os pesquisadores, pessoas que costumam comer quantidades menores de carnes no dia a dia tendem a ter menores riscos de doenças crônicas.
Consuma alimentos minimamente processados
Quem busca uma boa alimentação começa a retirar do seu cardápio os alimentos processados, afinal, eles contêm boas quantidades de sódio, gorduras, açúcar, aditivos e conservantes, além de outros ingredientes que os tornam mais duráveis e atraentes.
Os processados estão entre os principais vilões da obesidade, hipertensão, colesterol e açúcar altos.
Como estamos sempre rodeados por alimentos processados, o ideal é que, quando não for possível evitá-los, priorizemos os minimamente processados, como iogurte natural, manteiga de amendoim natural e atum enlatado em sua forma in natura.
Limite a ingestão de gorduras, açúcares e sódio
Uma dieta saudável considera um consumo diário limitado de gorduras, sal e açúcares.
Primeiro, busque sempre consumir gorduras saudáveis, como azeite, limite a manteiga e evite todo tipo de alimento que contenha as saturadas.
E, dentro do possível, priorize os alimentos in natura, sem adição de sal ou de açúcar.
Equilíbrio e variedade
A base de uma dieta saudável, segundo os pesquisadores de Harvard, é o equilíbrio e a variedade.
Quanto mais colorido estiver o seu prato, mais rica em nutrientes será a sua refeição.
É importante destacar que, para seguir uma dieta saudável baseada nesses princípios, o ideal é contar com o suporte de um nutricionista.
Esse profissional poderá indicar quais alimentos consumir e em quais quantidades, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma adequada. Afinal, essas variam de acordo com o estilo de vida e o estado de saúde de cada pessoa.
Gostou de conhecer os segredos de uma dieta saudável segundo os estudos de Harvard?
Agora, que tal continuar a leitura e conferir dicas de refeições nutritivas com alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade?
(Imagens: divulgação)