A gestão de restaurantes exige muito do empreendedor e das pessoas que estão à frente dessa operação.
Isso se torna ainda muito mais nítido quando esse espaço tem por objetivo atender as refeições de colaboradores, uma vez que não se trata do core business da empresa, mas sim de uma necessidade indispensável para a alimentação das equipes de trabalho.
Independente do objetivo dessa estrutura, o fato é que por trás dessa operação existem muitos detalhes que precisam funcionar e não podem apresentar falhas.
Além disso, é preciso que cuidados sejam tomados com relação ao cardápio a ser servido, onde se tornam indispensáveis:
- qualidade dos alimentos,
- sabor,
- bom atendimento,
- cuidados com as particularidades de cada colaborador.
Neste post, apresentaremos o impacto da gestão de restaurantes no sucesso do negócio. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
A importância da gestão de restaurantes
A gestão de restaurantes envolve uma série de atividades como já mencionado, onde, além de todos os cuidados com os alimentos, existem ainda outras funções que precisam ser administradas, como, por exemplo:
- controle de estoques,
- compras,
- gestão dos colaboradores envolvidos nos processos,
- controle e gerenciamento dos custos.
Quando abrimos cada um dos itens discriminados, chegamos a muitas tarefas envolvendo contato com fornecedores, transporte de produtos, sistemas de apoio (TI) à gestão e os contratempos comuns do dia a dia das operações.
Sem uma gestão de qualidade, torna-se impossível oferecer uma alimentação adequada e equilibrar as finanças, tornando essa operação onerosa e desgastante.
Desafios comuns na gestão de restaurantes
Por trás de uma gestão de restaurantes, existem muitos desafios que normalmente se tornam imperceptíveis para quem não vive o cotidiano dos processos, tais como:
- desenvolvimento de cardápios balanceados,
- preparação da quantidade adequada de alimentos,
- desperdícios,
- falta de pontualidade e assiduidade de alguns colaboradores,
- cuidados com as datas de vencimento dos produtos,
- armazenagem adequada e controle dos estoques,
- cumprimento dos horários (refeições e lanches),
- integração entre cozinha e atendimento,
- controles e estatísticas que colaboram na tomada de decisão.
Como se observa, o restaurante que atende a um empreendimento é uma empresa que precisa de cuidados e de muita atenção.
Benefícios de uma gestão eficaz de restaurante
A gestão de restaurante, quando realizada com eficiência e qualidade, possibilita que boas decisões possam ser tomadas, tanto no aspecto técnico, ou seja, as necessidades nos processos internos, como também nos controles e viabilidade financeira da operação.
Quando uma empresa opta por terceirizar esse processo, significando repassá-lo a especialistas que conhecem o dia a dia desse segmento, tudo fica mais fácil.
Todos os processos até aqui citados passam a ser de responsabilidade da empresa terceirizada, cabendo ao contratante avaliar a qualidade da alimentação e dos serviços prestados.
A partir do levantamento das necessidades do seu empreendimento, um contrato específico é desenvolvido, voltado a atender as necessidades e particularidades do seu negócio.
Na Master Kitchen, sua empresa pode contar com uma gestão de qualidade, onde serão atendidos os seguintes requisitos:
- tipo de serviço a ser contratado,
- avaliação da estrutura e equipamentos existentes,
- atendimento às normas da Vigilância Sanitária,
- projeto do ambiente do restaurante (quando necessário),
- compra de equipamentos e utensílios (quando necessário),
- montagem da equipe de colaboradores do restaurante,
- festa de inauguração.
Agora que você conhece mais sobre o impacto da gestão de restaurantes, entre em contato conosco e conheça mais sobre os serviços que a Master Kitchen pode disponibilizar ao seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)