A cultura organizacional é o principal identificador da personalidade do seu negócio, logo, ela representa a forma como a sua empresa é vista no mercado.
Ela é a essência de toda a organização e está diretamente associada à conduta da gestão na condução de seus negócios, seja na relação com seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais stakeholders.
Em 2022, a Futuro S.A, empresa especializada em consultoria e treinamento, realizou uma pesquisa entre CEOs, vice-presidentes, diretores, coordenadores, gerentes e analistas de diferentes empresas, de diversos segmentos e portes.
O levantamento resultou no relatório Raio-X da Cultura Organizacional 2022 e entre seus dados destacamos que 88% dos profissionais entrevistados consideram a cultura da empresa como um pilar essencial para a estratégia de negócios e o sucesso de suas empresas nos próximos anos.
Neste post, você vai entender o papel da cultura empresarial como elemento diferenciado e estratégico de competitividade no mercado e como cultivar a sua. Continue a leitura e confira.
Qual o papel da cultura organizacional em uma empresa?
A cultura organizacional é conceituada como um conjunto de elementos criado a partir das crenças, valores e normas da empresa, que combinados norteiam e alinham o comportamento dos colaboradores.
Trata-se do agente norteador da gestão no sentido de guiar sobre a política interna e externa de uma corporação e está diretamente associada ao posicionamento e imagem empresarial no mercado.
Sua construção e aplicação diz respeito direto a forma como tudo é realizado pela gestão, observado e sentido.
Seu principal papel é promover um entendimento da personalidade do negócio para que colaboradores, clientes, fornecedores e o mercado tenham a mesma compreensão dos valores da sua empresa e compartilhem suas práticas políticas.
Uma cultura organizacional positiva influencia diretamente:
- na motivação de seus colaboradores e retenção de talentos,
- produtividade da equipe,
- maior credibilidade no mercado,
- atrair novos investimentos e mais clientes,
- mais rentabilidade para o negócio,
- maiores chances de crescimento do empreendimento.
Tipos de cultura organizacional e suas características
Como dissemos, a cultura organizacional tem como pilar a combinação de suas crenças, valores e diretrizes, por isso cada gestão constrói a sua conforme o seu perfil.
Desse modo, existem tipos diferentes de culturas empresariais e os mais aplicados no mercado foram estabelecidos pelo irlandês Charles Handy, filósofo e especialista em behaviourismo organizacional e gestão organizacional:
Cultura do poder: as decisões ficam centralizadas em uma liderança e geralmente a gestão é focada nos resultados e na competição entre os membros da equipe para se atingir os resultados propostos. Ela é mais comum em pequenos negócios.
Cultura de tarefas: esse tipo de cultura organizacional tem o objetivo de aproveitar ao máximo o potencial de cada profissional em um único tipo de tarefa. O profissional tem total liberdade para expressar suas ideias e tomar decisões. A desvantagem é que tudo fica por conta do colaborador.
Cultura de papéis: essa cultura é construída a partir da crença de que é necessário focar na estrutura hierárquica e nos papéis de cada um na organização, apresentando como vantagem o foco nas tarefas e desvantagem a dificuldade para mudanças.
Cultura de pessoas: a gestão valoriza seu capital humano. Colaboradores são ouvidos e respeitados e têm mais espaço para crescer profissionalmente e motivação para ajudar no sucesso da empresa.
Confira algumas práticas para cultivá-la
Construir a cultura organizacional é um desafio para a gestão, afinal, ela precisa encontrar uma forma de transmitir seus valores, crenças, diretrizes e normas para que seus colaboradores os compreendam e se alinhem a eles positivamente.
Nessa hora é importante conhecer e rever os valores da empresa, eles precisam ser inspiradores e isso tem a ver com a forma como o seu colaborador enxerga e sente a organização.
Uma comunicação efetiva é essencial para ajudar na construção de comportamentos positivos, devendo ser baseada no ouvir e no falar.
Desenvolva programas no ambiente corporativo que reforcem seus valores e suas crenças, da mesma forma que os atualize se for necessário.
Cuidar do seu capital humano está entre os mais preciosos valores de uma gestão. Crie ações que façam com que seus funcionários se sintam valorizados, seguros, motivados e acolhidos pela gestão.
Despertar esses sentimentos geram a sensação de pertencimento e faz com que seus colaboradores de fato acreditem nos valores da sua empresa e sejam verdadeiros divulgadores da sua cultura.
Agora que compreendeu o papel da cultura organizacional e aprendeu como cultivá-la, que tal continuar a leitura e conferir qual é o papel da alimentação no bem-estar mental e no cuidado do seu colaborador?
(Imagens: divulgação)