Cuidar da alimentação no outono é a melhor maneira de aumentar a imunidade e se preparar para as temperaturas mais frias.
Afinal, uma rotina alimentar saudável deve ser uma prioridade o ano todo, mas existem épocas em que ela se faz ainda mais necessária.
Por isso, assim que a temperatura começa a diminuir, é importante tomar alguns cuidados e aproveitar tudo que essa estação tem a oferecer, trazendo os alimentos característicos dessa época para o prato.
Para cuidar da saúde e garantir mais bem-estar nesse período do ano, continue a leitura e entenda como e por que melhorar a sua alimentação no outono!
A importância de cuidar da alimentação no outono
Essa troca de estações pode ser um momento muito aguardado por quem já cansou dos dias quentes, mas a verdade é que a chegada de temperaturas mais amenas demanda alguns cuidados com a saúde.
A incidência de gripes e resfriados, por exemplo, é maior no inverno, o que significa que é preciso preparar o organismo para chegar lá mais forte.
Uma dieta equilibrada é fundamental nesse processo, contribuindo com vitaminas e nutrientes que garantem a melhoria da imunidade e da saúde do organismo como um todo.
Assim, cuidando da alimentação no outono, fica mais fácil encarar gripes e resfriados com tranquilidade, sem sentir efeitos tão severos.
O próprio outono, com temperaturas mais baixas que o verão, pode trazer consigo os primeiros impactos à saúde e ao bem-estar, sendo fundamental começar o quanto antes a cuidar da sua rotina alimentar.
Tipos de pratos ideais para o outono
Enquanto os alimentos mais indicados para o verão são leves e refrescantes, a alimentação no outono deve ser composta por pratos mais encorpados.
Parte disso se deve ao fato de que as temperaturas baixas pedem uma rotina alimentar mais aconchegante e capaz de aquecer o corpo, como é o caso de caldos e ensopados.
Os pratos de forno, as massas e guisados também são clássicos desse período, trazendo calor e muita nutrição para os dias frios.
Além disso, é importante lembrar que nas estações mais frias o corpo demanda mais energia para manter-se aquecido, o que pode motivar um consumo calórico maior.
Por isso, é importante investir em alimentos que garantem a energia e os nutrientes necessários, sem se deixar levar por pratos com alto teor calórico que são pouco nutritivos.
Alimentação no outono: alimentos da estação para incorporar na dieta
A alimentação no outono pode ser enriquecida com os alimentos que são próprios dessa estação, aproveitando o que ela tem de melhor a oferecer à nutrição do seu organismo.
Em relação às frutas, por exemplo, vale a pena investir no caqui, figo, maçã, tangerina, laranja, uva e ameixa, que contribuem com o consumo diário de vitaminas e deixam a rotina alimentar mais colorida e saborosa.
Vale lembrar que as frutas cítricas, como a tangerina e a laranja, são ricas em vitamina C, o que significa que ajudam a melhorar a imunidade, preparando o seu organismo para as temperaturas mais baixas.
Muitos legumes de outono podem ajudar na hora de preparar um prato mais encorpado, como é o caso da abóbora, da mandioca, da beterraba e da berinjela, que ajudam a trazer a sensação de saciedade após a refeição.
Outros vegetais que se destacam nessa estação são a salsa, alho-poró, repolho, nabo, rúcula, agrião e brócolis, que trazem mais variedade de vitaminas e minerais para o prato.
Nesse outono, para garantir a saúde, o bem-estar e a produtividade dos seus colaboradores, que tal investir em uma alimentação corporativa saudável? Para isso, conte conosco!
(Imagens: divulgação)