Quando ouvimos falar em senso de coletividade, logo imaginamos um grupo de pessoas integradas e dispostas a trabalhar por um mesmo objetivo.
Mais do que isso, os envolvidos nessa condição se comprometem e oferecem o que tem de melhor, visando o sucesso do projeto qual estão envolvidos.
Isso porque acreditam na operação, confiam nos colegas e, acima de tudo, estão motivados no alcance dos resultados quando sabem que todos ganham a partir das conquistas realizadas.
De acordo com a 26ª edição do Índice de Confiança Robert Half, quando o assunto envolve as maiores preocupações dos gestores em 2024, obteve-se como resultado:
- lucratividade – 48%,
- produtividade – 45%,
- retenção de profissionais – 41%,
- bem-estar, saúde mental e qualidade de vida – 30%,
- atração de talentos – 30%.
É importante perceber que os 5 quesitos apontados como preocupações envolvem colaboradores dispostos, felizes e envolvidos nos projetos, portanto, o senso de coletividade precisa estar presente para que esses desejos se tornem realidades. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!
O senso de coletividade
O senso de coletividade ocorre quando todos estão voltados a colaborar com o todo, o que significa:
- integração com os demais membros do grupo,
- respeito pelo espaço dos colegas,
- entendimento e ajuda para aqueles que possuem alguma dificuldade,
- cuidado e zelo com os processos.
Essa situação possibilita que os colaboradores se sintam efetivamente como parte do projeto, ou seja, observam o sentimento de pertencimento.
A partir disso estão sempre dispostos a colaborar e passam a trabalhar para que os objetivos comuns possam ser alcançados dentro do seu grupo ou organização.
Os benefícios de estimulá-lo no ambiente corporativo
É importante observar se a equipe que trabalha em sua empresa possui o senso de coletividade, sem esquecer que essa situação precisa ser provocada pelas lideranças.
Contar com uma equipe motivada e disposta a “fazer acontecer” é um diferencial transformador para qualquer negócio, onde os seguintes benefícios são observados:
- produtividade acima do esperado,
- criatividade,
- comunicação entre os setores,
- bom nível de relacionamento entre os colaboradores,
- ambiente sadio, motivado e positivo,
- bons resultados e lucratividade da operação.
Para conquistar essa situação é preciso que a empresa ofereça condições adequadas e apresente motivadores que possam envolver e despertar o senso de colaboração entre os envolvidos.
Não se trata apenas de salários, prêmios e promoções. Torna-se imprescindível que esses profissionais percebam que os gestores se importam e estão envolvidos com as conquistas, dispostos a escutar, promover interações fora da empresa e apresentar as melhores condições para que todos vençam.
Como a alimentação coletiva ajuda a cultivar o senso de coletividade?
A alimentação coletiva pode se transformar em um momento especial que possibilita a integração das equipes e promove o senso de coletividade.
Um local confortável, agradável e que ofereça uma alimentação de qualidade é um motivador para o dia a dia dos colaboradores.
É nesse momento que se pode fortalecer relacionamentos e apresentar a ideia de valorização das amizades e bons momentos.
A empresa demonstra com atitudes como essa que está investindo e deseja se transformar em um “porto seguro” para aqueles que querem se estabelecer em um ambiente saudável e positivo, podendo contar com o apoio da corporação.
O refeitório da empresa pode se transformar em um ambiente alegre, de confraternização e convívio social.
Pense nessa possibilidade e, para acertar no cardápio, não deixe de conhecer as refeições transportadas da Master Kitchen, preparadas para oferecer o melhor para os colaboradores de sua empresa!
(Imagens: divulgação)