Se você ainda não conhece os superfoods, é hora de entender o que esses “superalimentos” podem fazer pelo organismo humano.
Na hora de planejar uma alimentação balanceada, é preciso considerar as diversas necessidades do corpo e da mente, que demandam uma série de nutrientes para funcionarem bem.
Assim, uma alimentação rica em nutrientes é sinônimo de uma vida com mais saúde física e mental, além do bem-estar que acompanha esse estilo de vida.
E, para tornar isso realidade, os superfoods podem ser grandes aliadas. Continue a leitura e conheça alguns exemplos de superalimentos!
O que são superfoods?
Como você já sabe, o organismo humano demanda muitas substâncias, incluindo vitaminas, minerais e aminoácidos.
Mas, para ingerir a quantidade adequada desses nutrientes, é preciso adotar uma dieta muito variada e com uma grande quantidade de alimentos, o que nem sempre é viável na rotina.
Desse modo, os superfoods surgem como uma solução para esse problema, pois consistem em alimentos que concentram vitaminas, minerais e aminoácidos.
Isso significa que elas proporcionam substâncias capazes de aumentar a imunidade do organismo, melhorar as capacidades cognitivas e prevenir uma série de doenças.
Dessa forma, em poucas porções, elas proporcionam ao organismo grandes doses de nutrientes, contribuindo para uma alimentação mais saudável e uma vida cheia de bem-estar.
Superalimentos indispensáveis em uma refeição nutritiva
Mas, afinal, como incluir os superfoods na dieta?
A seguir, damos alguns exemplos de alimentos que se enquadram nessa categoria e que podem começar a marcar presença nas suas refeições:
Alimentos de origem vegetal
No reino vegetal, temos muitos exemplos de superalimentos, que concentram diversas vitaminas e outras substâncias importantes para o organismo.
Um exemplo é o abacate, que fornece fitoesterois e a glutationa, os quais ajudam na redução do colesterol e na produção de um efeito antioxidante.
Ainda entre as frutas, temos também o grupo composto pela amora, a cereja, a framboesa e o morango, que são excelentes fontes de compostos bioativos, especialmente as antocianinas.
Já entre os legumes, podemos mencionar o brócolis, que concentra vitaminas e minerais. No grupo das sementes, há a chia, uma excelente fonte de ômega-3, fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos.
Alimentos de origem animal
Os superfoods também estão presentes entre os alimentos de origem animal, a exemplo dos peixes, que são ricos em ômega-3 e contribuem com a saúde cardiovascular.
Outro exemplo que muitas pessoas subestimam são os ovos, que, além de serem uma fonte alternativa de proteína, também contêm fosfolipídios, vitaminas, minerais e substâncias bioativas.
Assim, essas podem ser ótimas opções para manter refeições equilibradas.
Bebidas
Uma dica melhor ainda para quem está em busca de uma dieta mais nutritiva é usar as bebidas a seu favor, já que algumas delas também são consideradas superfoods. Alguns exemplos são o chá-verde e a kombucha, assim como os smoothies.
Nesse último caso, vale lembrar que juntar várias frutas em uma bebida pode ser um bom jeito de inserir mais vitaminas e nutrientes na sua alimentação, especialmente em dias mais corridos.
Todas essas bebidas contribuem para o bem-estar geral e, pela riqueza nutricional que oferecem, são uma excelente opção para quem busca mais saúde.
E aí, tudo pronto para usar a alimentação a seu favor? Continue por aqui e conheça também alguns alimentos energéticos indispensáveis para a sua dieta!
(Imagens: divulgação)