Caro amigo do RH, você como ninguém entende que o “trabalhar” representa um pilar essencial na construção da identidade. É o espaço por onde o sujeito busca expressar seu talento, ser reconhecido pela sociedade e realizar-se como indivíduo.
Buscamos pelo trabalho tal como buscamos o nosso propósito no mundo. Longe de mim definir que o sujeito que trabalha com propósito seja mais feliz mas, ainda mais longe dizer que o sujeito que não vê proposito no que faz não se sinta um tanto deslocado.
Grande parte, se não grande maioria de nossas relações são construídas em torno de nossas ocupações profissionais e mesmo quando nos direcionamos a uma prática do “amador”, sentimos um certo desejo de que aquilo seja devolvido ao mundo e nos presenteie com algum reconhecimento.
Nossas relações de trabalho movem a sociedade e geram inovações que englobam as realizações pessoais de inúmeras pessoas que passaram por nossa coletividade. Estamos sempre continuando o trabalho de um outro, de outros fantasmas que tiveram que descobrir o ferro antes de cozinharmos feijão em grandes caldeiras de aço inoxidável.
Posso assim dizer que nossa sociedade é uma construção do trabalho de inúmeras mãos que já se apagaram nas areias do tempo. Assim como as condições da sociedade se transformaram, as condições do trabalho se desenvolveram.
Das intensas mudanças que emergiram com a Revolução Industrial, nasceu a psicologia industrial, que mais tarde seria dividida na forma como conhecemos hoje: A Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Essas duas vertentes da psicologia, utilizadas para desenvolver e manter um ambiente organizacional mais saudável são o assunto que trataremos nesse artigo, portanto, caro amigo do RH, deixemos essa introdução de lado e entendamos melhor sobre esse assunto.
O que é psicologia organizacional e do trabalho
A psicologia organizacional se direciona ao coletivo que forma a organização. Seu foco é manter o ambiente de trabalho saudável através do desenvolvimento dos profissionais de maneira geral e na solução de problemas ligados à gestão de gente
Ela garante um bom clima organizacional, influência no alcance de metas e resultados positivos, gerando melhores resultados de produtividade das equipes.
A muitas maneiras de trabalhar a psicologia organizacional, por exemplo:
1. adotar medidas promotoras de qualidade de vida e bem-estar no trabalho;
2. aplicar pesquisas de satisfação e avalição de clima organizacional;
3. aplicar feedbacks construtivos;
4. avaliar o desempenho e a performance dos times;
5. estimular a autoavaliação
6. gestão de conflitos
7. mapeamento periódico de comportamento dos colaboradores com testes comportamentais;
8. otimizar e aprimorar os processos de recrutamento e seleção
9. revisar de maneira regular os cargos e salários disponíveis na empresa
10. traçar planos de carreira em conjunto com os colaboradores, viabilizando programas de treinamento e desenvolvimento, para que os profissionais tenham uma perspectiva para o futuro dentro e fora da empresa.
A psicologia do trabalho se direciona ao entendimento das relações entre a realização pessoal do colaborador no desenvolvimento de suas atividades laborais envolvendo as seguintes questões:
1. a capacidade do profissional de trabalhar em equipe;
2. acompanhamento dos índices de absenteísmo e rotatividade;
3. técnicas de comunicação e feedback, aplicadas ao conhecimento emotivo do profissional para direcionar sua atuação;
4. incentivar a gestão de competência;
5. o comportamento do indivíduo e sua personalidade;
6. promoção da saúde e segurança no trabalho.
Embora as medidas dessas duas vertentes sejam distintas, a Psicologia Organizacional e do Trabalho atuam de forma complementar, indo do particular de cada profissional ao geral dentro das relações na empresa como um todo.
A importância das duas vertentes
Em nossa introdução eloquente, lembramos desse pilar essencial a identidade, o “trabalhar”, caro amigo do RH, engloba a grande maioria do tempo de nossas vidas e dá um sentido para ela. É exatamente por isso que a psicologia do trabalho é tão importante para as empresas: O estudo das formas de melhorar a qualidade de vida dos profissionais no ambiente de trabalho.
Talvez, todos nós tenhamos trabalhado com algo que mais roubou nosso tempo do que nos tenha dado um sentido, talvez o sentido que tenhamos encontrado nisso, foi ter a certeza de onde não procurar por ele.
Alguns de nós tiveram a sorte de procurar outros caminhos, já outros, pelas durezas da vida não tiveram tal privilégio. É por isso, caro amigo do RH, que admiro muito, dentre tantas habilidades que você nutriu profissionalmente, a sua capacidade de dar sentido ao trabalho de alguém que se move sem sentido.
Entender as pessoas que trabalham com você é um tarefa essencial para poder colocar em ação uma gestão estratégica de pessoas. Os recursos da Psicologia Organizacional e do Trabalho viabilizam contratações mais assertivas, redução de custos relacionados a demissão de colaboradores e melhorias na performance do seu time.
O capital humano é o bem mais valioso de um negócio. Contar com o conhecimento do seu time e entender a maneira correta de maneja-lo na empresa é uma estratégia que certamente irá potencializar os resultados e manter um clima saudável de pessoas engajadas nas atividades que empenham.
Hoje, essa compreensão do comportamento dos colaboradores é elevada a um novo nível com o auxílio de novas tecnologias, como exploramos em nosso artigo completo sobre Inteligência Artificial no RH, que permite análises de dados muito mais profundas e preditivas.
Como elas são usadas no dia a dia das empresas
Para que o nosso entendimento sobre a psicologia organizacional e do trabalho seja nítido saiamos do devaneio para analisar alguns exemplos das aplicações de cada vertente na rotina de um negócio saudável
Psicologia organizacional
o psicólogo organizacional trabalha a atração de talentos, realiza a gestão de conflitos, estimula a capacitação e faz a avaliação de cargos e salários:
Atração e retenção de talentos:
O psicólogo organizacional é responsável por conduzir o processo de recrutamento e seleção, desde a atração de novos colaboradores, a aplicação de testes psicológicos e outras atitudes importantes para que a empresa seja um sucesso em relação ao seu capital humano.
Através da analise dos cargos oferecidos, o psicólogo organizacional constrói um perfil adequado a vaga pelo mapeamento das competências necessárias que os profissionais devem apresentar.
Potencializando a probabilidade da contração ser um sucesso, através do lançamento correto de anúncios e da aplicação adequada de testes que ajudam a organização a encontrar o candidato que mais se desenvolverá na vaga.
(Observação): Um adendo a respeito do complemento com a psicologia do trabalho é: se eu tenho um bom conhecimento das competências e possibilidades de desenvolvimento dos colaboradores da minha empresa, eu posso trazer a oportunidade de crescimento a um colaborador esforçado, dando a ele mais propósito e gerando um maior senso de meritocracia dentro da organização – a promoção merecida de um cultiva a visão de futuro de um outro.
A contratação adequada, ou seja, a escolha de quem realmente combine com a vaga, é uma das maneiras de desenvolver a retenção do colaborador, os profissionais bem alocados não sentem a necessidade de ir atrás de outras oportunidades. Os índices de rotatividade caem e os índices de retenção de talentos aumentam – É o tal do “sentindo para levantar da cama”.
Essa redução na rotatividade tem um impacto direto na saúde financeira da empresa. De acordo com um estudo do Instituto Gallup, o custo para substituir um único funcionário pode variar de metade a duas vezes o seu salário anual, dependendo da sua função e nível de senioridade.
Gestão de Conflitos:
Geralmente psicólogos são pessoas que nutriram na formação uma boa habilidade de conversação, muito mais ouvem do que falam e quando falam são certeiros. Sentimo-nos ouvidos, pois somos de fato.
E um sujeito que entenda das nossas dores, e entenda a dores daquele com quem desenvolvemos um conflito pode tomar uma posição neutra do evento e mediar a situação de maneira adequada.
Psicólogo organizacional estuda a fundo as competências ideais de cada cargo, participa dos processos de recrutamento e seleção, e aplica testes de personalidade. Ele tem o trabalho de conhecer a fundo a empresa e seus colaboradores.
Com esse conhecimento da personalidade dos colaboradores junto a habilidade de cruzar as características com o perfil que o negócio exige, a empresa tem capacidade de assumir uma postura preventiva, evitando problemas de relacionamento entre equipes.
Estimulo à capacitação de colaboradores
A psicologia organizacional também se faz presente nos programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
O psicólogo não auxilia apenas no recrutamento mas está sempre caminhando para o desenvolvimento dos colaboradores, promovendo tratamentos e programas de treinamento para as equipes, desenvolvendo sua colaboração, estreitando os laços de confiança dentro nas relações dentre os trabalhadores.
psicólogos organizacionais têm a missão de tonar os times cada vez mais capacitados. Para isso, implementam programas de treinamento e desenvolvimento, identificam e organizam eventos pertinentes às funções dentro da empresa e conduzem os profissionais a uma atuação de excelência.
Avaliação do plano de cargos e salários
A avaliação do plano de cargos e salários também tem envolvimento da psicologia do trabalho, pois, é um elemento crucial na motivação dos trabalhadores.
Embora não seja o único elemento capaz de despertar o interesse de candidatos e elevar a produtividade dos colaboradores, os profissionais devem ter uma boa perspectiva para o futuro dentro da empresa – ao mesmo tempo que a remuneração seja, no mínimo, condizente com o mercado.
Assim, os psicólogos do trabalho avaliam o organograma da empresa, o valor oferecido para cada função e os programas de benefícios e incentivos.
Psicologia do Trabalho
O psicólogo do trabalho aplica ferramentas de desempenho, trabalham as metas para lideranças e a comunicação interna da empresa
Aplicação de ferramentas de desempenho
Aplicar métricas de avaliação de desempenho é necessário para que a empresa descubra se suas estratégias estão sendo bem-sucedidas.
A avaliação é feita medindo as relações entre produtividade e metas estabelecidas, vinculada a políticas de feedback, para que os colaboradores possam aprimorar sua performance.
Essas são funções da psicologia do trabalho, que tem por objetivo melhorar os resultados, aumentar a produtividade, diminuir erros e evitar o retrabalho
Metas para os líderes
As ações realizadas no território da psicologia do trabalho, não atingem apenas os colaboradores, mas visam também a liderança da empresa. Um rei sempre precisa de seus conselheiros mais intelectuais para não cometer desvios de liderança.
Os psicólogos estabelecem metas aos líderes e os prepararam para participar de processos de feedbacks, desenvolvendo a habilidade correta de guiar as pessoas rumo ao objetivo comum da empresa. Isso que faz um líder.
Quando existe um aumento da produtividade dos colaboradores a liderança também melhora o seu desempenho de maneira quase que automática.
Comunicação Interna
A comunicação talvez seja o alicerce de toda a sociedade. Uma empresa nada mais é do que um órgão feito de pessoas que se comunicam para realizar uma grande tarefa, sem comunicação os corpos não se agregam, as células não aglomeram formando um todo.
A maneira pela qual uma empresa se comunica define seus resultados. Quando não há clareza nas solicitações, nem um canal direto para que os contratados possam expressar suas dúvidas e dizer o que os incomoda, o desenvolvimento dos problemas é quase certo.
Os ruídos da comunicação interna são os vilões da produtividade, do absenteísmo e da rotatividade.
É tarefa do psicólogo do trabalho encontrar maneiras efetivas de comunicação de acordo com o organograma e perfil de cada colaborador
Eles orientam gestores e lideres sobre a maneira de agir em relação a uma reclamação de maneira não violenta. Tendemos a levar as coisas no pessoal e querer medir os nossos egos dentro de uma hierarquia. Mas um problema pode ser visto como um resfriado.
Uma célula do seu time está agitada e seu trabalho é fazer com que se acalme e volte ao trabalho de maneira produtiva.
Bem, caro amigo do RH, acho que já nos estendemos demais no assunto. Porém sugiro fortemente que estude mais afundo sobre a psicologia do trabalho e a psicologia de uma maneira geral, entender as pessoas com quem trabalhamos e com que nos relacionamos é um grande poder dos psicólogos para gerir conflitos e mesmo gerir a vida.