A alimentação variada é aquela que oferece todos os nutrientes que possam garantir a qualidade de vida e disposição para um bom dia de trabalho.
Ela precisa estar associada à redução do excesso de peso e ao combate às doenças crônicas relacionadas à má alimentação, portanto, trata-se de um assunto que merece prioridade e atenção.
Para se ter ideia dos problemas gerados em função dos maus hábitos alimentares, uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em 2023, mostrou que aproximadamente 57 mil pessoas morrem anualmente por consumirem alimentos ultraprocessados.
Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de uma alimentação variada e nutritiva, e de atividades físicas, protagoniza os maiores riscos com relação à saúde da população global.
Deseja conhecer mais sobre esse importante assunto que precisa estar presente na pauta das prioridades das organizações? Continue a leitura e confira!
O que é considerado uma alimentação variada?
A alimentação variada é aquela que possui, em seu cardápio, produtos que façam parte dos dois grupos alimentares:
- origem animal,
- origem vegetal.
Os alimentos de origem animal colaboram com a oferta de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais, porém, podem também apresentar uma elevada quantidade de calorias e um excesso de gorduras que não são saudáveis ao organismo.
Já os vegetais são ricos em fibras e vários nutrientes, possuindo ainda menos calorias do que aqueles de origem animal.
No entanto, se vistos de forma individualizada, não fornecem todos os elementos que o organismo exige.
O equilíbrio no consumo dessas duas fontes é que possibilita o que é conhecido como uma alimentação variada e saudável, uma necessidade básica e fundamental para o equilíbrio da saúde, visando um bom desempenho profissional e o bem-estar das pessoas.
Benefícios da alimentação variada
Os colaboradores que possuem uma dieta à base de uma alimentação variada tendem a estar mais dispostos e diminuem a sua exposição às doenças.
Comprovadamente, uma boa alimentação colabora de maneira efetiva na prevenção de doenças, como:
- acidente vascular cerebral (AVC),
- alguns tipos de câncer,
- diabetes,
- doenças cardíacas,
- hipertensão arterial.
Uma boa dieta reduz as dores do corpo, o que melhora a disposição para as atividades e garante o bom humor, promovendo energia e alegria.
Mais do que isso, ela colabora com o metabolismo, ou seja, equilibra o funcionamento do organismo, além de retardar o envelhecimento precoce.
Descubra como garantir uma alimentação variada para seus colaboradores
Para garantir uma alimentação variada para os colaboradores, ela precisa ser planejada por um profissional que entenda do assunto, ou seja, um nutricionista.
Os grupos de alimentos precisam estar de acordo com o recomendado, onde deve estar previstos na refeição: carne vermelha, peixes, ovos, aves e queijo, ou seja, o atendimento das necessidades oferecidas por produtos de origem animal.
Nos produtos vegetais, devem fazer parte do cardápio:
- carboidratos complexos (arroz, milho, pães, massas, batatas, etc.),
- frutas, verduras e legumes,
- vegetais ricos em proteínas (feijão, sementes, castanhas, etc.).
Esse equilíbrio é o segredo para uma alimentação saborosa e equilibrada, especialmente quando preparada pela Master Kitchen, uma empresa que, desde 1985, colabora com centenas de empreendimentos que contam com suas refeições servidas diariamente para os seus colaboradores.
Isso significa que não basta quantidade, mas sim qualidade e cuidados para que tudo esteja adequado a realidade da sua empresa.
Para conhecer mais a respeito, vale a pena entrar em contato e obter detalhes sobre as refeições transportadas da Master Kitchen!
(Imagens: divulgação)