Prezar pelo equilíbrio alimentar é um fator de extrema importância para a nossa saúde e qualidade de vida. E quando trazemos isso para o ambiente de trabalho, em especial para empresas que servem refeições a seus colaboradores, é fundamental levar este tema em consideração na hora de preparar e servir os alimentos nos refeitórios corporativos.
Por isso, hoje a ideia de nosso post é abordar a importância do equilíbrio alimentar, como podemos prezar por isso no dia a dia e, claro, algumas dicas práticas sobre o que valorizar e evitar em nossos pratos no dia a dia.
Vamos conferir?
Afinal, o que devemos valorizar ou evitar em nossa alimentação?
A ideia aqui não é apontar para erros e acertos na sua alimentação, mas sim de contribuir de forma positiva para o equilíbrio alimentar, valorizando determinados alimentos essenciais e educando sobre riscos e perigos de outros não tão saudáveis.
Dessa forma, preparamos as seguintes listas:
Alimentos que devemos valorizar no dia a dia:
- Grãos em geral;
- Frutas;
- Legumes;
- Folhas e hortaliças;
- Proteínas.
Alimentos que devemos evitar no dia a dia:
- Produtos ultra processados;
- Frituras;
- Álcool;
- Carboidratos em excesso;
- Gorduras saturadas;
- Açúcar e sal sem controle.
E como prezar pelo equilíbrio alimentar?
O equilíbrio alimentar é uma forma de educação e, portanto, se dá a partir de um processo de conscientização e de disciplina no dia a dia. E isso de nada tem a ver com a ideia de cortar alimentos da sua vida ou embarcar em uma dieta rigorosa.
Como o próprio nome sugere, a ideia é buscar um equilíbrio perfeito, que sustente a saúde e o bem-estar, mas sem necessariamente abrir mão de sabores, prazeres e satisfações ao se alimentar.
Assim, como dica para buscar o equilíbrio alimentar, destacamos os seguintes conselhos:
- Crie intervalos entre as refeições;
- Evite exageros e excessos;
- Busque equilibrar proteínas e carboidratos;
- Não abuse de sal e açúcares;
- Inclua frutas e verduras em sua dieta diária;
- Coma devagar e mastigue bem.
E como empresas podem contribuir para o equilíbrio alimentar?
Em muitos casos, a refeição diária das pessoas depende do planejamento das empresas, especialmente aquelas que oferecem refeitórios coletivos em seu ambiente de trabalho.
Logo, é de responsabilidade dessas organizações prezar pela qualidade e segurança de seus pratos, assim como pelo equilíbrio alimentar de seus colaboradores.
Dessa forma, é imprescindível que haja o acompanhamento de nutricionistas e de profissionais devidamente capacidades, desde a elaboração do cardápio, até a preparação e distribuição dos pratos.
Como dica, a terceirização de serviços de refeições corporativas é uma alternativa eficiente e inteligente, que permite otimizar todas essas tarefas e, de quebra, ainda assumir a responsabilidade de oferecer pratos equilibrados e mais saudáveis.
Enfim, essas são algumas dicas sobre a importância de se prezar pelo equilíbrio alimentar no dia a dia, alguns alimentos que devemos valorizar e outros evitar e, claro, como motivar isso na sua rotina e dentro de sua empresa.
Curtiu? Então, leve essa ideia para mais pessoas e compartilhe o post em suas redes sociais.
Imagem: (divulgação)