Manter a qualidade e segurança dos alimentos precisa estar entre as prioridades de qualquer estabelecimento que serve refeições.
Seja em espaços comerciais desse setor ou nas empresas que contam com um restaurante corporativo, é preciso garantir que tudo aquilo que é servido apresenta a qualidade necessária para um consumo seguro.
Nesse sentido, é fundamental adotar um conjunto de práticas que permita oferecer refeições sem correr riscos sanitários, além de promover o bem-estar de todos que as consomem.
Para saber como manter a qualidade e segurança dos alimentos em uma cozinha industrial, continue a leitura e conheça 5 práticas indispensáveis!
5 práticas para manter a qualidade e segurança dos alimentos na cozinha industrial
Oferecer refeições para os colaboradores da empresa é uma forma de garantir uma alimentação balanceada a toda a equipe, o que desempenha um papel de grande importância no seu bem-estar mental e na produtividade.
Mas, para aproveitar esses benefícios, há uma série de práticas que precisam ser seguidas, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos preparados para a sua equipe. Conheça as principais:
Padronize os procedimentos
A padronização de procedimentos é uma parte fundamental desse processo. Ao sistematizá-los, é possível ter um maior controle de qualidade das refeições preparadas.
Isso envolve a padronização de quantidades, preparos e até mesmo procedimentos de higiene do local.
Assim, fica mais fácil ter constância nos preparos, evitar desperdícios e até mesmo treinar novos funcionários, que poderão compreender os processos de forma mais simples e organizada.
Crie um sistema de controle de qualidade
Outro ponto bastante importante é a sistematização do controle de qualidade utilizado no local.
Ao criar esse sistema, será preciso verificar quais normas legais se aplicam ao estabelecimento, quais procedimentos devem ser realizados, além de identificar os cuidados necessários em relação a aspectos como armazenamento e transporte.
Dessa forma, será possível avaliar objetivamente se estão sendo mantidas a qualidade e segurança dos alimentos, em conformidade com as orientações da vigilância sanitária.
Defina os indicadores de qualidade
Além de elaborar esse sistema, também será preciso definir alguns indicadores, ou seja, os aspectos específicos que ajudam a identificar se você está no caminho certo, atendendo ao padrão de qualidade estabelecido.
Alguns exemplos de indicadores que podem desempenhar um papel importante na sua avaliação são a temperatura de um congelador, o peso de um determinado prato ou o tempo de preparo de uma refeição.
Ter esses indicadores definidos ajuda a organizar o controle de qualidade, garantindo que você realize uma avaliação precisa, baseada em uma observação criteriosa dos seus processos.
Capacite a equipe de manipulação
Lembre-se de que o controle de qualidade não é um acessório: ele precisa ser seguido à risca.
Por isso, é fundamental capacitar as equipes e treiná-las para seguir esse padrão, operando a partir de procedimentos padronizados.
Dessa forma, é possível garantir uma atuação de qualidade por parte da equipe, de forma que todos os alimentos preparados recebam uma manipulação adequada.
Conte com o serviço de gestão de restaurantes da Master Kitchen
Todas essas práticas são de extrema importância para garantir a qualidade e segurança dos alimentos em uma cozinha industrial, principalmente nos ambientes corporativos, onde essa não é a atividade primária do estabelecimento.
Nesses contextos, a melhor opção é contar com o serviço de gestão de restaurantes de uma empresa especializada no assunto, como é o caso da Master Kitchen.
Projetamos nossos restaurantes seguindo as normas da ANVISA, com design moderno e elegante, com uma gestão realizada por profissionais capacitados e um serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.
Tem alguma dúvida em relação a esse assunto? Entre em contato com a Master Kitchen e entenda como podemos ajudar a sua empresa!
(Imagens: divulgação)