A contaminação cruzada preocupa as autoridades sanitárias e pode causar grandes transtornos para a saúde humana.
Em todo o mundo, as doenças transmitidas por alimentos (DTA) são observadas com preocupação, onde as conhecidas intoxicações alimentares acabam ganhando matérias na mídia, podendo levar pessoas a óbito.
Para se ter ideia da seriedade desse assunto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 600 mil pessoas morrem por ano por ingerirem alimentos impróprios para consumo.
A partir do consumo desses alimentos, as seguintes consequências podem ser observadas nas pessoas:
- gangrena,
- salmonelose,
- gastroenterites,
- apendicite,
- febre tifóide,
- colite hemorrágica, etc.
Quer conhecer detalhes a respeito da contaminação cruzada e o que fazer para minimizar esses riscos? Continue conosco e confira!
O que é contaminação cruzada?
A contaminação cruzada ocorre quando microrganismos que causam doenças se transferem de algum lugar para um alimento.
Isso pode acontecer a partir do contato de um alimento contaminado com um em condições normais de consumo ou a partir das:
- mãos de quem prepara as refeições,
- equipamentos e utensílios utilizados na cozinha,
- ambiente onde a refeição é preparada, etc.
Como exemplo, utilizar a faca para cortar um pedaço de carne crua e na sequência utilizá-la para o corte de uma já preparada pode transferir vírus e bactérias para aquela que será consumida.
Essas pequenas ações que aparentemente são inocentes e que não parecem causar algum problema, podem gerar sérios comprometimentos para a saúde, especialmente para aqueles que não estiverem nas suas melhores condições físicas.
Os principais riscos da contaminação cruzada para a saúde
A contaminação cruzada ocorre com maior frequência em locais onde grandes quantidades de alimentos são preparados.
Desse modo, a falta de cuidado com a higienização dos alimentos, utensílios, ambientes e das próprias pessoas que irão prepará-los é um fator preocupante com relação a esse assunto.
Os problemas ocorrem a partir de pequenos descuidos, como, por exemplo:
- utilizar os mesmos utensílios para a preparação de alimentos crus e cozidos,
- manipular alimentos de origens diferentes na mesma bancada,
- colocar alimentos em equipamentos sujos,
- armazenar alimentos diferentes em um mesmo vasilhame,
- manipular lixo e não higienizar as mãos nos processos de preparação.
Dentre os vírus e bactérias que causam os maiores problemas de contaminação cruzada, são observados os rotavírus, norovírus, salmonella, escherichia coli e staphylococcus.
Master Kitchen: a garantia de uma alimentação segura!
Para garantir uma alimentação segura e sem contaminação cruzada, não há nenhuma alternativa que não esteja ligada aos cuidados com a escolha dos alimentos a serem consumidos e durante os processos de preparação.
Como vimos, a maioria dos casos envolvendo intoxicações alimentares ocorrem na preparação de grandes quantidades de alimentos, portanto, torna-se imprescindível a observação das práticas estabelecidas pelas empresas e pessoas que se propõem a desenvolver essa atividade.
A Master Kitchen, nos seus 40 anos de atividades, assegura qualidade e a segurança dos alimentos, uma vez que segue rigorosos procedimentos sanitários, utilizando ingredientes selecionados e capacitando toda a sua equipe de profissionais.
Essa expertise, comprovada através da conquista da Certificação ISO-9001, possibilita a oferta das seguintes soluções:
- gestão de restaurantes dentro de indústrias e empresas dos mais variados segmentos,
- refeições transportadasaos locais de trabalho,
- kit de lanches e refeições para eventos.
Contar com a Master Kitchen é fazer parte das empresas que confiam em nosso empreendimento, sabendo que, além de todos os cuidados tomados para evitar a contaminação cruzada, trabalhamos focados em servir refeições saudáveis, seguras, saborosas e com uma apresentação convidativa.
Entre em contato conosco e conheça detalhes. Estamos prontos para entender as necessidades do seu negócio e oferecer as melhores soluções!
(Imagens: divulgação)