Este ano (2025) o nosso mundo de repente começou a virar de ponta cabeça com toda essa história de inteligência artificial. O que parecia uma brincadeira com mãos e faces distorcidas tem se tornado a ferramenta mais utilizada no mercado de trabalho brasileiro, não deixando de fora o RH.
Três em cada quatro brasileiros (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e buscar por soluções para desafios no trabalho.
A inteligência artificial está revolucionando diversos setores da economia, e o RH não ficou de fora dessa revolução. Uma nova era de gerenciamento de recursos humanos já publicou as fotos do chá de bebe em 2025 no Instagram e todos nós estamos nos adaptando a essa nova forma de fazer as coisas, ou, no mínimo nos preocupando em não perder nossos empregos.
A tecnologia tem potencial de automatizar tarefas, melhorar a eficiência e produtividade, além de promover tomadas de decisão mais precisas. Não se trata apenas de economizar tempo, mas também de fornecer informações, insights e recomendações praticamente em tempo real.
Um estudo da consultoria Gartner prevê que 70% das tarefas de RH serão automatizadas. Um levantamento da Deloitte aponta que 80% dos executivos de Recursos Humanos acreditam que a IA terá um impacto significativo no setor nos próximos cinco anos
A seguir abordaremos algumas contribuições com implementação de Inteligência artificial na rotina de RH. Mencionaremos também algumas ferramentas para que você, amigo de RH, tire suas próprias conclusões.
Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS)
Um software para automatizar a triagem de currículos é chamado de Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS). Ele centraliza e agiliza o processo seletivo, automatizando etapas como triagem, comunicação e organização de currículos.
O ATS armazena todos os currículos em um único local, facilitando a busca e o acesso, formando, por assim dizer, um banco de dados de currículos. Com Inteligência Artificial ocorre a triagem automatizada dos currículos com base em palavras-chave e critérios definidos pelo RH, identificando os candidatos mais adequados para cada vaga.
Além da triagem automática o ATS permite envia automaticamente mensagens aos candidatos, informando sobre o status da candidatura e agendando entrevistas. Por fim o ATS gera relatórios sobre o processo seletivo permitindo que o RH avalie a eficiência do recrutamento e tome as decisões mais assertivas.
Gupy: É uma das principais referências no mercado brasileiro de RH e é amplamente conhecida por sua plataforma de recrutamento e seleção que utiliza IA para a triagem de currículos. É uma escolha excelente e muito relevante no contexto nacional.
Software de Entrevista em Vídeo
Esses softwares podem ser muito uteis para assertividade da contratação, além de ajudar com a fluidez da entrevista.
Pense assim, você vai entrevistar diversos candidatos e enquanto os entrevista você terá que fazer anotações ou mesmo gravar a entrevista para considerações posteriores, o que pode engessar um pouco as coisas.
Com um Software que utiliza IA para analise de dados de entrevistas pré-gravadas ou ao vivo, você vai conseguir se aprofundar na entrevista em si, no contato humano com seu candidato e ainda por cima ter um super gênio por traz da cortina analisando seus comportamentos e mesmo suas mentiras
Uma analisa de dados e comportamentos que utiliza inteligência artificial para extrair insights que seriam difíceis ou impossíveis de serem percebido por um avaliador humano.
Seu processo geralmente envolve a análise de três componentes principais: o conteúdo verbal; o conteúdo não verbal e a voz do candidato.
O conteúdo verbal, ou, o que o candidato diz é transcrito e analisado. A inteligência artificial identifica palavras-chave relacionadas à vaga, avalia a clareza e a coerência das respostas e até mesmo analisa a estruturação das frases.
O sistema avalia o sentimento, o tom emocional das respostas, se o candidato demonstra entusiasmo, confiança ou nervosismo.
O conteúdo não verbal é a linguagem corporal. A inteligência artificial analisa as expressões faciais e usa uma visão computacional para rastrear microexpressões, o que permite identificar emoções como felicidade, surpresa, confusão e nervosismo, fornecendo um relatório do estado emocional do candidato.
O software analisa sua postura, seus gestos, movimentos, identificando sinais de confiança ou desconforto.
A analise da voz do candidato é feita sobre a entonação e ritmo, a inteligência artificial analisa a modulação, volume e velocidade da fala. Uma fala muito rápida ou hesitante pode indicar ansiedade, enquanto uma voz monótona pode sugerir falta de interesse.
O sistema detecta a frequência e duração das pausas e a presença de vícios de linguagem e fluência geral da fala.
HireVue: é uma plataforma que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para transformar o processo de entrevistas de emprego. O software, que serve como uma ferramenta de apoio para o RH, analisa entrevistas gravadas em vídeo, extraindo dados comportamentais e de comunicação que seriam difíceis de serem captados apenas por um avaliador humano.
Software de Processamento de Benefícios
Um software de processamento de benefícios é uma ferramenta que automatiza e gerencia os benefícios oferecidos aos funcionários de uma empresa, desde a sua admissão até sua rescisão.
Ele otimiza a gestão de benefícios, garantindo a conformidade legal e a eficiência operacional, além de proporcionar transparência e facilidade de acesso aos dados para todos os envolvidos.
O software armazena todas as informações relevantes sobre os benefícios de cada colaborador, como os tipos de benefícios, valores e prazos.
Automatiza diversas tarefas como calculo dos valores, solicitação de benefícios, comunicação com fornecedores, geração de relatórios e integração com outros sistemas como a folha de pagamento
Além disso promove uma comunicação transparente e otimizada com os colaboradores, permitindo que solicitem benefícios diretamente pelo sistema e acompanhem o status da solicitação e recebam notificações sobre aprovações ou pendências.
Essa comunicação auxilia na geração de relatórios detalhados sobre o uso dos benefícios, custos, adesão e outros indicadores importantes para a gestão estratégica dos benefícios
SAP SuccessFactors: Uma suíte completa de gestão de capital humano (HCM) que inclui um módulo robusto de benefícios. É ideal para empresas que precisem de uma solução integrada para folha de pagamento, desempenho, aprendizado e, claro, benefícios.
Conclusão
A inteligência artificial tem o potencial de transformar o RH de forma significativa, automatizando tarefas, melhorando a eficiência, produtividade e tomando decisões mais precisas.
Cada solução orientada por inteligência artificial não apenas facilita a carga de trabalho dos profissionais de RH, mas também, aprimora a experiência geral do colaborador, agregando ainda mais valor a sua função na empresa
O uso de IA está crescendo rapidamente, e mesmo quando encontramos algum erro do programa podemos confiar que num futuro não muito distante o aprimoramento fara esse erro não ser mais cometido.
De fato é importante para todos nós, profissionais de todas as áreas, aprender a utilizar inteligência artificial antes que fiquemos para trás no mercado de trabalho, que a cada dia fica mais dependente dessas ferramentas.
É importante que os profissionais de Recursos Humanos estejam cientes das tendências dessa tecnologia e preparados para implementá-la em suas organizações.
Um adendo que deixo para você caro colega, uma reflexão pessoal, é que, embora cada avanço tecnológico desde a industrialização, a invenção da fotografia e computadores tenham prometido uma vida mais fácil e desacelerada, a promessa sempre foi revertida para o oposto.
As facilidades dos processos criam um consumo cada vez maior dentro da sociedade, gerando uma demanda de produtividade cada vez mais exagerada.
Se hoje com inteligência artificial conseguirmos ser mais rápidos na realização das tarefas, amanha a nossa demanda será dobrada, ou mesmo, triplicada. Quem não conseguir se adaptar a tudo isso vai ficar para trás.
Num futuro próximo a IA vai ser implementada em todas as áreas e provavelmente o ser humano desse futuro será um ser bem integrado com as possibilidades dessas ferramentas, do contrário não conseguira entrar no mercado de trabalho.
Nós não podemos dizer “parem as prensas” o mercado não deixa e inevitavelmente, como seres humanos que somos, teremos que nos adaptar.
Porém se a Inteligência Artificial dentro do contexto do RH vai nos permitir focar em tarefas mais humanizadas e que não podem ser substituídas por maquinas (eu espero), vejo emergir certa esperança de que (talvez) comecemos a focar no que verdadeiramente é importante: Nossas conexões humanas.