As doenças ocupacionais são comuns, afetam a saúde física e mental do profissional e estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho, impactando também nos resultados da empresa.
Uma publicação na Revista Medicina S/A, de 30 de janeiro de 2024, traz dados de uma pesquisa global relacionada à saúde física e mental do trabalhador, indicando que 8 em cada 10 profissionais com problemas e transtornos psicológicos culpavam o trabalho pelas suas condições.
Para a maioria desses trabalhadores o estresse é a principal causa de suas doenças.
Quando se trata de saúde física ruim, destacamos que a pesquisa mostra que 7 a cada 10 trabalhadores apontaram a falta de tempo, por causa do trabalho, como o principal motivo para deixarem de se exercitar e preparar refeições saudáveis.
Além de impactar na saúde física e bem-estar mental das pessoas, as chamadas doenças laborais ou ocupacionais afetam diretamente a produtividade e o engajamento de toda uma equipe e os resultados da empresa.
A boa notícia é que grande parte do problema pode ser evitada com medidas de prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador.
Continue a leitura e saiba como a sua empresa pode evitar ou reduzir as doenças laborais.
Confira 5 dicas para prevenir as doenças ocupacionais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define doenças ocupacionais como as contraídas pelo profissional após exposição excessiva aos fatores de risco, em decorrência das atividades desenvolvidas por ele.
Elas podem ser causadas por sobrecarga, excesso de cobranças e/ou ambiente inadequado para o desempenho das atividades profissionais.
Recentemente o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho e atualmente 347 enfermidades fazem parte da listagem do órgão.
As doenças laborais podem ser prevenidas da seguinte forma:
Realizar exames periódicos
Assim, como na saúde geral do cidadão, a realização de exames periódicos são fundamentais para avaliar as condições físicas e mentais do trabalhador.
Investir e exigir as consultas periódicas é uma forma da gestão demonstrar cuidado com o seu capital humano e promover a orientação sobre os possíveis fatores de riscos e sua prevenção.
Incentivar o uso de EPIs
Oferecer os equipamentos adequados e necessários para o desempenho da atividade, bem como incentivar e exigir a utilização dos devidos EPIs é uma das ações mais eficientes por parte da gestão, para proteger o trabalhador contra possíveis acidentes e na luta contra as doenças ocupacionais.
Destacamos que conforme dados da pesquisa global apresentada anteriormente, especialmente no Brasil, 24% dos colaboradores apontaram que o ambiente laborativo não é ergonomicamente adequado.
Portanto, invista para a ergonomia estar presente na sua empresa.
Investir na capacitação da equipe
Uma forma eficiente de evitar as doenças ocupacionais é investir na capacitação contínua da sua equipe.
Treinamentos e capacitações permitem que todos os colaboradores sejam orientados sobre os possíveis riscos e como preveni-los. Também aprendem a operar devidamente máquinas e equipamentos evitando os acidentes.
Sem contar que palestras, seminários e workshops, entre outros eventos, são excelentes ferramentas de instrução, conscientização e mudanças de hábitos.
Estimular hábitos saudáveis
Lembra que na pesquisa global que apresentamos informamos que 7 a cada 10 profissionais afirmaram não praticarem atividades físicas ou se alimentarem adequadamente por falta de tempo, em decorrência do trabalho?
Nesse quesito, a empresa também desempenha importante papel no que diz respeito a estimular e até mesmo ajudar a promover hábitos saudáveis no seu colaborador.
Que tal, por exemplo, abrir um espaço na sua empresa para um programa de ginástica laboral ou oferecer um restaurante coletivo visando promover a reeducação alimentar nas pessoas?
A empresa pode também investir em programas internos que visem orientar sobre a importância da disciplina do sono, do lazer e outras práticas para aliviar o estresse, por exemplo.
Oferecer refeições coletivas
Um dado importante que chama a atenção na pesquisa global que já citamos é que, tratando-se de Brasil, 31% dos colaboradores disseram não ter tempo para preparar uma alimentação saudável em decorrência do trabalho.
Outro dado é que 23% dos profissionais apontaram que não têm opções saudáveis e nutritivas no local de trabalho presencial.
Uma alimentação inadequada acaba por favorecer doenças ocupacionais e problemas de saúde físico e mental.
Por isso, invista no fornecimento de refeições saudáveis e nutritivas para a sua equipe.
Agora que você conferiu algumas dicas para evitar as doenças laborais, que tal entrar em contato e conhecer as refeições transportadas da Master Kitchen e levar mais saúde para a sua empresa? Conte conosco!
(Imagens: divulgação)