A liderança ágil já vem sendo praticada em diversas empresas há muitos anos, mas é cada vez mais atual.
Em um cenário de mudanças constantes, com a chegada de tecnologias que otimizam e alteram muitos processos, é preciso reagir com rapidez às alterações do mercado.
Por isso, metodologias como essa ganham cada vez mais destaque, já que ajudam a encarar esse contexto com mais preparo e com as características necessárias para não se perder em meio a esse ritmo agitado.
Se você quer agilizar seus processos e manter a qualidade do trabalho executado na sua empresa, entenda o que é a liderança ágil e quais são os seus princípios.
O que é a liderança ágil?
A chamada “metodologia ágil” surgiu em 2001, quando diversos profissionais do ramo de Tecnologia da Informação (TI) identificaram a necessidade de respostas mais rápidas ao cenário em que viviam.
Mais tarde, os princípios desse método passaram a ser aplicados também à gestão de pessoas, que demanda cada vez mais atenção a esse aspecto.
Assim, a liderança ágil não é baseada no tempo em que as tarefas são realizadas, mas na capacidade de reagir com agilidade a mudanças e demandas.
Ou seja, trata-se, na verdade, de priorizar aspectos como a flexibilidade e a capacidade de se adaptar a diferentes situações, buscando soluções imediatas e que possam ser aplicadas com rapidez.
As características e valores deste tipo de liderança
Apesar de focar na flexibilidade e em reações rápidas, existe um conjunto de aspectos que devem ser valorizados pela liderança ágil para que seja possível chegar lá.
Eles incluem, por exemplo, princípios como o foco nas pessoas, a garantia de segurança psicológica, a empatia no ambiente de trabalho e o compartilhamento de conhecimento.
Todos esses fatores são de grande importância para manter o bem-estar dos colaboradores e permitir que desenvolvam mais autonomia ao exercer suas funções.
Consequentemente, é possível exercitar a criatividade, buscando soluções mais ágeis e inovadoras para as situações enfrentadas no dia a dia de trabalho.
Por isso, é fundamental trazer esses princípios para a cultura organizacional da empresa e atuar sempre a partir de valores que estejam alinhados a eles, promovendo as condições certas para chegar aos resultados esperados.
Como promover a liderança ágil nas empresas?
Um dos aspectos mais importantes para que a liderança ágil se torne uma realidade na empresa é desenvolver uma comunicação transparente com os colaboradores.
Dar feedbacks regulares, por exemplo, é essencial para apontar os pontos que precisam ser melhorados e instigar a equipe a avançar, mostrando possibilidades de aprendizado e melhoria.
Por outro lado, esse também deve ser um momento para reconhecer as conquistas, tanto individuais quanto coletivas, e demonstrar que a empresa valoriza o esforço de cada um dos membros da equipe.
Dessa forma, é possível guiar um percurso de aprendizado, no qual os colaboradores podem identificar aquilo que precisa ser melhorado, mas também podem se sentir convidados a desenvolver sua autonomia.
A partir daí, as respostas passam a ser mais ágeis e toda a empresa é beneficiada com aspectos como mais flexibilidade e adaptabilidade aos novos desafios.
Para isso, é claro, é fundamental investir em ações que ajudem a promover o bem-estar dos colaboradores, incentivando-os a desenvolver cada vez mais suas habilidades.
Saiba mais sobre esse assunto em nosso post com 5 dicas para manter a sua equipe feliz e motivada!
(Imagens: divulgação)