A ISO 9001 é uma das certificações mais importantes – e desejadas – por diversas empresas, tendo em vista a sua relevância em relação ao sistema de qualidade dessa organização.
Além disso, no caso de uma contratação de prestadores de serviços terceirizados, a ISO 9001 também tem um peso de extrema importância, já que agrega valor e garante os requisitos mínimos de qualidade sobre os processos e gestão de seu parceiro comercial.
Porém, mesmo sabendo disso, é comum que ainda haja muitas dúvidas e mitos sobre a ISO 9001 na prática. E por esse motivo, hoje nós preparamos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
Vamos conferir? Boa leitura!
É difícil obter a ISO 9001?
De fato, obter a ISO 9001 requer muito compromisso e dedicação por parte da empresa requerente, em especial, no que se refere aos processos e à gestão de qualidade.
E na prática, isso é muito importante, pois demonstra que a ISO 9001 só é concedida às empresas que realmente conseguiram atender às exigências impostas no processo.
A ISO 9001 atende somente indústrias?
Esse é um dos principais mitos sobre a ISO 9001, já que a certificação também engloba outras áreas de atuação, como prestadores de serviço, por exemplo.
Assim, se a sua empresa presta serviços, ela também pode obter a ISO 9001. Além disso, se você pretende contratar um parceiro comercial, independentemente da área de atuação, também pode verificar, ou mesmo exigir, a obtenção da certificação na hora de fechar a parceria.
A ISO 9001 tem validade?
Sim! Muita gente acha que depois que a empresa conquista a ISO 9001, tal selo fica válido para sempre, o que não ocorre na prática.
Na verdade, a ISO 9001 vale por três anos, devendo haver avaliações e auditorias neste período. Caso encontre-se irregularidades ou inadequação dos processos, o certificado pode ser suspenso.
Por isso, na hora de contratar prestadores de serviços com a certificação, é sempre válido consultar quanto tempo a empresa detém a ISO 9001.
A norma melhora a qualidade dos produtos e serviços da empresa?
Como bem destacado, a ISO 9001 é uma certificação totalmente atrelada à gestão de qualidade da empresa.
Logo, a sua obtenção tende a agregar inúmeros benefícios e melhorar a qualidade dos produtos e serviços da organização também.
E isso engloba também os prestadores de serviços terceirizados. Em outras palavras, quando a sua empresa fecha uma parceria com terceiros que detêm a ISO 9001, a tendência é que seus produtos e serviços também vão agregar mais qualidade e melhorias.
Em resumo, essas são algumas dicas e informações sobre alguns questionamentos comuns em relação a ISO 9001. E como bem vimos, independentemente do tamanho ou área de atuação de seu negócio, obter ou exigir tal selo entre seus parceiros, pode ser uma estratégia importante e que trará mais qualidade aos seus processos de gestão.
A Master Kitchen é um exemplo prático disso! Com a certificação desde 2011, nossa empresa cumpre todas as exigências da ISO 9001 e assume um compromisso com a qualidade na prestação de seus serviços.
Quer saber mais dicas e ficar por dentro de outras novidades? Então, aproveite para seguir nosso Facebook e Instagram e não perca as próximas atualizações. Até lá!
Imagem: (divulgação)